quinta-feira, 7 de abril de 2011

Ministério Público formaliza cumprimento das Leis de Proteção aos Animais

Ministério Público formaliza cumprimento das Leis de Proteção aos Animais

    
Na tarde desta quarta-feira, foi realizado uma Audiência no Ministério Público na Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, em atendimento a denúncias promovidas pelo Fórum Municipal de Proteção e Bem Estar Animal, referente ao não atendimento por parte das autoridades competentes das ocorrências relacionadas a Lei 9.605/98, art. 32, que define como crime a prática de maus-tratos a animais e prevê uma Pena de detenção, de três meses a um ano, e multa. A audiência foi presidida pelo Promotor de Defesa do Meio Ambiente, Dr. José Eulâmpio Duarte, e contou com as presenças das seguintes autoridades e convidados: Major João da Mata (comandante do 2º BPM); Salomão Madeiros (Superintendente da STTP); Dr. Fernando Grosso (Centro de Zoonoses); Dr. Otávio Leite Sobrinho (Defesa Agropecuária da PB); Professora Ana Paula Lacchia e Rodrigo Freire (Fórum Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal); Dr. Edroaldo Cavalcante (Associação A4) e o Vereador Olimpio Oliveira.
A reunião resultou na formalização de um compromisso em que todos os agentes públicos presentes se prontificaram em desenvolver as ações para que a Lei nº 9.605/98 seja cumprida. O Comandante da Polícia Militar, João da Matta acrescentou o compromisso de cumprir a presente Lei e solicitou que os defensores dos animais anotassem as informações das denúncias feitas ao número 190 (nome do atendente, hora e data), pois na falta do atendimento as informações devem ser levadas a Ouvidoria (corregedoria) da instituição para saber o motivo do não atendimento. E de fato temos que fazer isto, pois só assim eles irão dá importância a esta causa.
A problemática relacionada ao Centro de Zoonoses será tratada na próxima audiência com a presença do(a) Secretário(a) de Saúde, no dia 07 de junho, pois segundo o Diretor do Centro de Zoonoses, muitas das ocorrências não são atendidas por falta de pessoal e equipamentos.
Enfim, estamos avançando na defesa dos animais de Campina Grande e esperamos que a partir de agora cada órgão cumpra o seu papel, importante frisar que cada um de nós temos o dever de fiscalizar e denunciar na época devida crimes acometidos contra os animais.

Um comentário:

  1. Olá, sou um membros do Blog da Associação de amigos dos animais abandonados (A4). Cuido da parte de divulgação gráfica da associação, gostaria de lhe propor uma troca de banners para divulgação dos respectivos blogs e da causa :)

    Abraços
    Hélio Pinheiro

    ResponderExcluir