sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Dia do veterinário será comemorado com atendimento a animais abandonados


Neste sábado (07), a ONG A4 (Associação dos Amigos dos Animais Abandonados de Campina Grande), em parceria com veterinários que atuam na cidade, promoverão a 5ª edição do projeto “Veterinário Amigo”, que consiste em prestar atendimento gratuito a animais abandonados, incluindo a castração de fêmeas em idade reprodutiva. A iniciativa tem por objetivo possibilitar uma melhor qualidade de vida aos animais, bem como exercer um maior controle de natalidade, o que reduzirá o número de cães errantes. Aproximadamente 15 cadelas serão atendidos pela clínica CIVET.
Segundo o veterinário Edmund Segundo, o mutirão de castração é uma alternativa viável para contenção populacional de animais errantes. “Acredito que, ao realizar essa atividade, estamos contribuindo para minimizar os problemas que animais soltos nas ruas podem trazer. Além de causar acidentes em vias públicas, também transmitem doenças aos humanos. O controle de natalidade, sem dúvida, traz benefícios para todos, pois, evitando a proliferação desregrada, reduziremos o grande número de animais que vivem a perambular pela cidade. Estamos felizes em comemorar o dia do médico veterinário, que será na próxima terça-feira (09), ajudando cães abandonados”, explicou.
Para o presidente da ONG A4, Anderson Lins, a questão da saúde dos animais deve ser pensada de forma ampla. “Existe a necessidade de implantação de políticas públicas para saúde e bem estar dessas criaturas, uma vez que um animal abandonado nas ruas é um vetor de diversas doenças. Decorre dessa constatação a necessidade de pensar a saúde pública de forma global, abrangente, porque a nossa saúde, em parte, depende da integridade sanitária dos animais”, afirmou.
O evento contará com equipe formada por veterinários e estudantes do curso de medicina veterinária da Universidade Federal da Paraíba. Os procedimentos cirúrgicos serão realizados na CIVET - Rua Getúlio Vargas, 666, no centro da cidade. Para mais informações, a ONG A4 disponibiliza os números: (83) 8871 4642 e 9126 3231.

Nenhum comentário:

Postar um comentário