segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Bem-Estar Animal: Secretária recebe ativistas e firma parceria



A secretária de saúde do município, Dra. Tatiana Medeiros, recebeu na tarde desta quinta-feira (03), um grupo de ativistas para o bem-estar animal, os quais participam do Fórum Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal e de ONG’s comprometidas com essa causa. A audiência foi articulada pelo vereador Olimpio Oliveira, cujo mandato tem várias iniciativas em defesa dos animais em Campina Grande.

A presidente do Fórum, a professora Ana Paula Lacchia, apresentou uma pauta de reivindicações elaborada com as demandas históricas da causa do bem-estar animal e solicitou o empenho da Secretária para a efetivação de políticas públicas para esse segmento. Na oportunidade, a representante da Associação dos Amigos dos Animais Abandonados – A4, Marina Mota, falou das dificuldades que encontra para acolher os inúmeros animais abandonados que são levados para a A4. Ela disse que as pessoas procuram a ONG para resolver problemas que são da alçada do poder público e que eles não têm como resolver.

Já o vereador Olimpio Oliveira disse que com o advento da Lei Municipal nº 4.348, de 29 de dezembro de 2005, urge que políticas públicas para o bem-estar animal sejam implantadas, pois a Lei, de sua autoria, que aboliu o método da captura seguida de morte indiscriminada de cães e gatos encontrados em vias públicas pelo Centro de Controle de Zoonoses precisa cumprir os seus objetivos integralmente, pois, a lei não se restringe a fazer cessar a matança, mas abre horizontes para mudança de paradigmas, ou seja, os animais vitimados por abandono deverão ser acomodados dignamente em instalações salubres e amplas e, depois de vacinados e esterilizados, encaminhados para a adoção.

Após ouvir pacientemente a todos, a Secretária Tatiana Medeiros convidou os representantes do Fórum para se integrarem ao Projeto Saúde na Rua, o qual desenvolverá diversas ações preventivas nas ruas da cidade a partir do próximo dia 20 de agosto. No caso, a participação do Fórum se daria com o trabalho de sensibilização para a posse responsável dos animais. Por outro lado, a Secretária agendará uma nova audiência, na qual se fará presente o corpo técnico da Secretaria para planejar conjuntamente as políticas que serão desenvolvidas, a partir de agora, para a promoção do bem-estar animal.

Fonte: http://www.olimpiooliveira.com/geral/2009-layout.php?subaction=showfull&id=1312611852&archive=&ucat=29&




Nenhum comentário:

Postar um comentário