sábado, 30 de julho de 2011

Fórum Discute a Problemática da Grande População de Animais


      O 1º Fórum de Discussões para o Controle Populacional de Cães e Gatos de Campina Grande-PB, realizado na última quinta feira na Câmara dos Vereadores, foi marcado pela participação de veterinários, Ong´s de proteção animal, vereadores e mais de 25 visitantes. Inicialmente foram lidas as ações do Fórum Municipal de Proteção e Bem Estar Animal, no mês de junho, como: a participação na 6ª Conferência Municipal de Saúde, onde foram aprovadas várias proposituras do Fórum e A desistência após pressão popular do requerimento feito pelo Deputado Romero Rodrigues a Câmara dos Deputados, que prentendia excluir os animais "doméstico e domesticados" do artigo 32 da lei 9605/98.

      Após os informes, o Vereador Olimpio Oliveira pediu a palavra para dá alguns informes da sua propositura na Câmara dos Vereadores em relação aos animais através de dois projetos: A proibição de rodeios e touradas dentro do Município de Campina Grande; A proibição de experimentos com animais do Centro de Zoonoses, assim como a proibição de remanejamentos de animais do Centro de Zoonoses para Instituições de Ensino. O vereador também informou sobre uma reunião agendada com a Secretária de Saúde, Tatiana Medeiros, para o dia 04 de agosto, as 15:00 horas, onde iremos fazer todas as reivindicações debatidas no Fórum Municipal de Proteção e Bem Estar Animal.

      Iniciado os debates, o Diretor do Centro de Controle de Zoonoses de Campina Grande, Fernando Grosso, falou da importância do controle populacional de cães e gatos e das precárias condições que o Centro de Zoonoses tem para fazer castrações, uma vez que a Clínica Veterinária foi interditada por decisão do Ministério Público e do Conselho Regional de Medicina Veterinária, o que inviabiliza que estas intervenções cirúrgicas sejam feitas por aquela instituição.

      Fernando Grosso, falou sobre a necessidade de fazer castrações e sugeriu que estas poderiam ser feitas em Clínicas Veterinárias Particulares, onde a Prefeitura poderia subsidiar os medicamentos e utensílios para as cirúrgias e os veterinários fariam estas a baixo custo.

      Dada a palavra para a plenária expor suas sugestões, Olimpio Oliveira, disse que para este projeto seria importante criar um selo como o da Arca Brasil, conhecido como veterinário solidário, o que seria uma forma de fazer o marketing dos profissionais comprometidos com o projeto. O veterinário, Glaúcio Maracajá, falou da importância do trabalho das ONG´s, mas afirmou de forma sucinta que o problema de animais errantes não é responsabilidade de nenhum cidadão comum e nem muito menos de ONG´s de proteção animal, que esta responsabilidade é dos órgãos governamentais como o Centro de Controle de Zoonoses. Glaúcio enfatizou que o crescimento populacional de cães e gatos é problema de saúde pública, uma vez que os animais são vetores de doenças como: Calazar, Raiva, Bicho Geográfico, entre outros. O veterinário surgeriu que as pessoas que teriam preferências para serem atendidas pelo projeto, seriam aquelas que são inscritas em algum programa social do governo federal.

      A professora, Marília Tomaz, disse que para maior eficácia do projeto é importantíssimo levar a sociedade noções de educação humanitária e enfatizou a militância dos protetores que não podem fraquejar e continuar nesta luta árdua.

      Para finalizar os debates o Diretor do CCZ, propôs multirões sazonais de castrações para iniciar o projeto, o que foi rebatido por Marina Mota, diretora da ONG A4, que demostrou exemplos de cidades que conseguiram diminuir o crescimento populacional de cães e gatos somente através de medidas permanentes.

      O Fórum também foi marcada por visitantes que vieram de João Pessoa para conhecer o funcionamento do Fórum e levar a idéia para a Capital.

      Enfim, este 1º Fórum de Discussões para o Controle Populacional de Cães e Gatos de Campina Grande-PB, foi de extrema importância para as políticas públicas de bem estar animal, pois foram ouvidos diversos segmentos e sabemos que através da participação comunitária conseguimos alcançar êxito e resolver os problemas da nossa sociedade.

3 comentários:

  1. nao chegaram a nenhuma conclusao, como de praxe...

    ResponderExcluir
  2. O Fórum Municipal de Proteção e Bem Estar Animal não foi criado para concluir ou decidir nada, como o próprio nome diz: Fórum: discutir, debater, trazer a tona temas esquecidos pela sociedade e levar tais reinvicações para os órgãos competentes para resolver as demandas dada pela comunidade.

    ResponderExcluir
  3. O importante é q não nos deixemos de reinvindicar e discutir. Se isso acontecer é que teremos aceitado essas situações deploráveis!

    ResponderExcluir