quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Integrante do Fórum apresenta projeto na 5ª Semana de Extensão da UEPB


A 5ª Semana de Extensão da Universidade Estadual da Paraíba teve início na ultima Quarta-Feira, dia 19, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep). Na Quinta-Feira, dia 20, segundo dia de atividades da Semana de Extensão, aconteceram mesas-redondas e comunicações orais, nos turnos da manhã e tarde. As atividades foram concentradas no auditório da Biblioteca Central da UEPB, em Bodocongó e nas dependências dos cursos de Educação Física, Psicologia, Farmácia e Biologia.

A aluna Catalina de Oliveira, do curso de biologia da UEPB e integrante do Fórum Municipal de Proteção e Bem Estar Animal, que é uma das autoras do projeto de extensão "Controle populacional e conscientização sobre o abandono e maus tratos de animais domésticos", que é coordenado pela Professora Dra Ana Paula Lacchia, que é presidente do Fórum, apresentou alguns resultados de ações que começaram a ser desenvolvidas mesmo antes do projeto ter sido aprovado formalmente pela instituição de ensino superior, a saber, o cadastro e o controle populacional de animais de pequeno porte -cães e gatos- que vagavam nas dependências do campus da UEPB.
Através das ações previstas dentro do projeto de extensão estão as feiras de adoção, que aconteceram em duas edições, uma em 2009 e outra em 2010. As campanhas de adoção levantaram o slogan "S.O.S. ANIMAIS. A UEPB no rumo certo" que deu visibilidade ao tema tanto na universidade quanto na comunidade.
Há quem diga que uma  Instituição de Ensino Superior deve estar firmada em três pontos principais: Ensino, Pesquisa e Extensão. Os dois primeiros elementos são muito comentados e valorizados, mas, e a extensão ainda não. As atividades extensionistas na universidade não podem ser confundidas com assistencialismo. A extensão deve ser vista como alternativa que possibilite a interação entre universidade e  comunidade. E este projeto que visa o bem estar animal tem logrado êxito neste sentido. As pessoas têm demonstrado maior sensibilidade e consciência em relação aos animais desde que esse projeto teve inicio.
Assim, as ações preocupadas com o bem estar animal vem se desenvolvendo e ganhando status a passos largos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário