terça-feira, 4 de maio de 2010

Bem estar animal no Município de Campina Grande-PB


A relação homem/animal é tão remota quanto à própria existência do homem. Um exemplo desta antiga relação são as figuras encontradas em pedras do período Paleolítico. Esta relação vem evoluindo através de três fases: a concepção arcaica do animal onde este era visto como uma entidade divina, prática difundida em cultos pagãos junto aos antigos egípcios; a concepção econômico-funcional do animal, onde o animal é considerado "útil", pois é produtor de carne, leite, pele, ovos, força de trabalho e, por fim, a concepção ética do animal, devido ao progresso da biologia, etologia, medicina veterinária, começou-se a ver os animais como ser sensível com percepções conscientes de prazer e dor.
O bem estar animal difunde a idéia que as ações humanas podem afetar os animais e outros seres vivos e que, por causa disso devem-se lhes prestar cuidados.
Diversas manifestações em prol do bem estar animal vêm sendo desenvolvidas no município de Campina Grande, no mês de março de 2009, por exemplo, alunos da UEPB, juntamente com alguns professores, desenvolveram um processo de castração de cães e gatos que viviam nas proximidades da Universidade no Campus I e no mês seguinte organizaram uma feira de adoção com os animais já castrados.
A Ong Proteção Animal e Vegetarianismo (PAV) organizou, no mês de outubro, também de 2009, manifestações contra a vaquejada.
Outra ação de grande relevância foi a construção de um abrigo de animais abandonados pela Associação dos Amigos dos Animais Abandonados da Paraíba (A4PB) e recentemente, foi criado no município de Campina Grande, o Fórum Municipal de Bem Estar Animal. Este ultimo tem o intuito de promover uma maior integração entre Ong´s de proteção animal, secretárias de transporte, saúde e do meio ambiente do município, polícia militar, ministério público e pessoas sensíveis à causa para discutir políticas públicas para o bem estar animal. Neste âmbito espera-se acabar com todo tipo de sofrimento animal através do cumprimento da lei 9.605 que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, principalmente no seu artigo 32, que trata da pratica de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.
Um dos principais objetivos do fórum criado é a educação para uma guarda responsável de animais de estimação: identificação, vacinação e esterilização. As discussões envolvendo esta temática de bem estar animal são de relevância para o nosso município, pois desperta na sociedade a consciência de que os animais são possuidores de direitos como cada um de nós cidadãos comuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário